Uncategorized

Telefone: Sua origem e história.

O telefone foi criado pelo cientista norte-americano de origem escocesa Alexander Graham Bell (1847-1922). 

Foi ele quem registrou a primeira patente de invenção em março de 1876, horas antes de outro estudioso, Elisha Gray.

A invenção do telefone teria ocorrido de maneira acidental para aperfeiçoar as transmissões do telégrafo, que possui conceitos estruturais muito semelhantes.

O telégrafo, era possível a transmissão de apenas uma mensagem por vez. 

Com isso, tendo bons conhecimentos de música, Graham Bell percebeu a possibilidade de transmitir mais de uma mensagem ao longo do mesmo fio de uma só vez na concepção de “telégrafo múltiplo”.

As experiências foram apoiadas por Thomas Watson, o primeiro a ouvir uma voz humana pelo dispositivo denominado telefone, em junho de 1875.

As pesquisas posteriores tinham como objetivo o desenvolvimento de uma membrana para transformar o som em corrente e reproduzi-lo novamente no outro lado.

O sucesso foi marcado em 10 de março de 1876. 

As primeiras palavras transmitidas por Graham Bell foram: “Senhor Watson, venha cá. Preciso falar com o senhor”, após um acidente no laboratório.

No ano seguinte, Graham Bell fundou a Companhia Telefônica Bell que se tornou posteriormente a American Telephone & Telegraph, a maior companhia telefônica do mundo.

Em 2002, o Congresso Americano reconheceu o italiano Antonio Meucci como o verdadeiro inventor do telefone. Porém, 10 dias depois, o Congresso Canadense reconheceu Bell.

Quase 20 anos depois da invenção de Graham Bell, Landell de Moura realizou a primeira transmissão de voz em telefonia sem fio.

Em 1978 no Japão foi ativada a telefonia móvel de celular. No Brasil, 20 anos depois, em 1998, aconteceu a ativação dos primeiros celulares em São Paulo.

Hoje em dia, os telefones móveis são objetos indispensáveis na vida do ser humano. 

E você? Sabia como tinha sido o início deste objeto usado na maior parte do nosso tempo?

Telefone da foto disponível por R$715,00. 

Venha conhecer mais telefones, assim como diversas peças, aqui no Antiquário Hamburgo Velho. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *