Uncategorized

Peças de porcelanas e sua origem.

As porcelanas estão presentes nas mesas das mais diversas famílias do mundo há séculos. 

A fórmula da porcelana como conhecemos hoje foi criada entre o século VII e X, durante a dinastia Tang. Conhecida como Yao, a mistura e queima do Feldspato (um mineral presente em cerca de 60% da crosta terrestre), vitrifica e impregna os poros do Caulim (conhecido como argila da China), criando o que os chineses apelidaram de “a cerâmica que ressoa quando bate”. 

Através de um processo bastante arcaico e da sujeição a uma cozedura de 1.450 graus centígrados, os chineses concluíram que as características do feldspato proporcionavam à porcelana a vitrificação, enquanto o caulino assegurava a forma da peça.

Foi pela mão do italiano Marco Polo que a Europa conheceu a porcelana, disseminada por Companhias das Índias portuguesas, francesas e inglesas.

Os franceses apostaram na brancura e pureza deste material. Já os ingleses desenvolveram a mestria e precisão nos acabamentos, fazendo dos artigos em porcelana verdadeiras peças de arte.

Ao longo dos séculos, assistiu-se a grandes desenvolvimentos no processo de composição da pasta porcelana. Estes foram fomentados pelos avanços tecnológicos ao nível dos equipamentos e das técnicas de fábrica.

Aqui no Antiquário Hamburgo Velho, você encontra diversas peças de porcelana, que de tempos em tempos foram criando formas e pinturas distintas! 

Conheça-o para relembrar… 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *